Pensamento do Dia:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cabeleireiro de globais revela segredos dos tons que fazem bonito no inverno


Todo ano quando a estação do frio chega é impossível resistir e não renovar a cor dos cabelos. Mudar o tom, fazer mechas para dar um "up" no visual ou simplesmente dar aquele banho de brilho com um tonalizante da cor natural dos fios – vale tudo para ficar com a cara do inverno. E quase sempre as referências são os desfiles de moda daqui e de fora e os cabelos das celebridades. É inevitável seguir esses estilos.

No entanto, ir ao salão para fazer a transformação é uma atitude que vai muito além da vontade de estar na moda. “Exige bom senso. Muitas clientes pedem a cor de uma atriz ou de alguém que está em evidência, mas nem sempre é possível porque não vai ter harmonia com o tom de pele ou com a cor natural dos cabelos”, avisa o cabeleireiro e visagista Tiago Parente, do salão Fashion Clinic, do Rio de Janeiro.
Para não errar, o segredo é alterar o tom sempre dentro da nuance da cor original dos cabelos. Seguindo essa regrinha, geralmente o resultado fica sofisticado. Mas, claro, a cada temporada as tendências surgem e tem sempre um estilo que predomina.

Segundo Tiago, mechas e reflexos suaves um pouco mais claros que o tom original deixam os fios escuros modernos. Morenas monocromáticas, castanhas escuras e com a cor mais estática (chapada) ganham vida com a técnica do "ombré" – um esfumado em degradé, que pode ir de 2 a 5 tons mais claros em direção às pontas. “É bem sutil, só para dar um reflexo, muito leve e natural. E tem mais uma vantagem: rejuvenesce”. Fazer mechas sutis (sem ser marcadas) abrindo em degradé sombreado, dentro das nuances da cor do fio original, vale também para as loiras e ruivas – essa é a técnica do momento.

Além dessa regra, as loiras têm mais uma opção a favor delas, é a nuance lavanda (sim, lilás), que segue as tendências das passarelas dos últimos desfiles internacionais, onde a cor predominou nas roupas. “É indicado somente para as loiras e que tenham pele bem clara. Os fios recebem um banho de brilho lavanda que produz um efeito de fundo lilás, mas só cai bem para cabelos curtos e mais finos. É perfeito para as mais moderninhas, com um estilo alternativo, que não têm medo de ousar”, sugere Tiago. 
O profissional comenta o estilo de cabelo de famosas morenas e loiras que mantêm a cor de suas madeixas em seu salão: Juliana Paes, Carol Castro, Giovanna Lancelotti, Paola Oliveira, Leandra Leal e Yasmin Brunet.

JULIANA PAES

O tom de fundo é a cor original dos cabelos de Juliana, um castanho bem escuro. Balaiagem em mechas bem finas abre um pouco o tom, seguindo a nuance de castanho. Para dar este reflexo mais claro, de forma sutil e elegante, foi feito um banho de brilho mel que resultou neste cabelo iluminado. “Matizar as luzes com tonalizante mel valoriza a cor original, dá profundidade e fica parecendo que a mulher tomou sol, naturalmente. Esse tom é o máximo que se pode chegar quando se trata de um cabelo escuro”, explica o cabeleireiro Tiago Parente, que recomenda às morenas, principalmente às de pele pardo, fugir das nuances ferrugens e ruivas, que pesam o visual.
Quem pode usar
As morenas que, por conta do tom de pele mais pardo, jamais poderiam ficar loiras, mas que podem dar leveza ao visual. Vale lembrar que essas morenas não devem clarear demais os cabelos para não ficar com uma cor de pele apagada, pálida. Esse efeito iluminado é sofisticado e elegante para as morenas de pele e até para as que têm pele mais clara, além de rejuvenescer. Gestantes e mulheres que querem cobrir fios brancos podem adotar essa técnica, sem ter muito trabalho.
Manutenção
As mechas são feitas duas vezes por ano. O retoque é o banho de brilho com tonalizante que pode ser feito a cada 45 dias. “Essa técnica caiu como uma luva para a Juliana que passou por uma gravidez e um período de amamentação, já que o tonalizante não tem amônia. É muito prático, uma hora no salão basta”, diz Tiago.
Como usar para realçar o tom
Este tom da Juliana pode ser realçado de duas maneiras. Com os cachos bem definidos (basta aplicar um ativador de cachos com a cabeça para baixo e deixar secar natural). Segundo Tiago, este estilo de cor tem mais profundidade nos fios cacheados, dando a impressão de ter mais cachos, mais cabelo. Se os cabelos forem lisos ou escovados a tendência é o efeito ficar mais monocromático, só com uma suave nuance. Isso é o que acontece também com os fios levemente ondulados ou que secarem presos em um coque – ao soltar forma uma ondulação natural que faz predominar a nuance mel.

CAROL CASTRO
Os cabelos naturais na altura do ombro foram alongados até quatro dedos acima da cintura. Sendo assim, as mechas em tons mais claros foram feitas praticamente só no megahair, com pouquíssimas mechas nos fios naturais. Ao contrário de Juliana Paes, em quem as mechas mais claras predominam, o tom que chama a atenção na cabeleira de Carol Castro é o tom natural de seus cabelos, o castanho médio. O efeito mais claro segue a técnica das mechas californianas, que começam na altura das orelhas e vão até as pontas, visivelmente mais claras. “É para simular o efeito de ter tomado sol em vários verões, sem ter cortado o cabelo”, comenta Tiago Parente, cabeleireiro e visagista do salão Fashion Clinic, do Rio de Janeiro.
Quem pode usar
Pessoas menos ousadas que não têm coragem de pintar, por medo de danificar os fios ou de estranhar demais, mas que querem fazer algo diferente, com um toque mais claro que traz leveza e um visual descontraído. Fica bem para mulheres com qualquer tom de pele.  
Manutenção
Pode ser feita apenas com um banho de brilho, um tonalizante da cor do próprio cabelo, a cada 45 dias. As mechas californianas podem durar muito tempo, conforme o corte e o crescimento do cabelo. No caso da Carol, que tem megahair, é mais prático ainda.
Como usar para realçar o tom
Cabelos muito cacheados ou enrolados com babyliss não favorecem este estilo de coloração porque, como são poucas mechas, os cachos escondem a cor. Uma escova light, que preserva uma ondulação leve, ou fios retos faz com que as mechas californianas apareçam mais.

GIOVANNA LANCELOTTI
O cabelo da Giovanna tem um pouco das técnicas utilizadas nos cabelos da Juliana Paes e da Carol Castro. É um "ombré", feito com pó descolorante esfumado em degradé, que parte do tom natural na raiz e vai abrindo 4 ou 5 tons mais claros até as pontas, visivelmente mais claras. “O segredo dessa técnica é não deixar aparente a passagem de um tom para outro, ela vai do castanho para o mel sem marcar”, diz Tiago Parente. 
Quem pode usar
Pessoas mais jovens ou mesmo as mais velhas que gostam de um visual mais descolado. O "ombré" é um estilo descontraído, moderno, por isso combina com mulheres que tenham esse espírito. Fica bom com qualquer tom de pele. 
Manutenção
Essa é uma das técnicas mais generosas que tem em relação à manutenção – quanto mais o tempo passa, mas natural fica. Segundo Tiago a única ressalva é não deixar a raiz escura maior do que quatro dedos. “Se não, fica parecendo falta de cuidado”, comenta o cabeleireiro. A solução para esse caso, no entanto, é simples: clarear a raiz ou passar tonalizante da raiz às pontas, mas essa segunda opção deixa o ombré menos acentuado e passa a predominar um pouco mais a cor natural.
Como usar para realçar o tom
Como é um cabelo que tem diversos tons, os fios retos, bem lisos ou com leve ondulação deixam aparecer mais o efeito iluminado.

PAOLA OLIVEIRA
Esse é um loiro clássico, produzido com uma balaiagem light com efeito esfumado. Preserva o tom de fundo, a raiz e a nuca, que permanecem com a cor natural dos cabelos, um pouco mais escuras. O efeito visual é um loiro natural, mais claro. Essa técnica não cai bem para fios castanhos ou ruivos. “Porque não vai predominar esse loiro frio, que as mulheres gostam”, justifica Tiago Parente.
Quem pode usar
Mulheres que gostam de um tom loiro extremamente natural, do tipo “nasci assim”. É uma cor que fica perfeita para mulheres de peles claras ou levemente rosadas.
Manutenção
A manutenção deve ser feita de acordo com o crescimento do cabelo – a raiz mais escura não deve ultrapassar três dedos (nos fios lisos) ou quatro (nos enrolados e crespos).
Como realçar a cor
Esse tipo de coloração aparece mais em fios lisos – quanto mais reto o cabelo, mais destaca a cor. Preso em um rabo-de-cavalo fica superfeminino. Deixa à mostra nuca e parte interna, que são mais escuras, o que dá o estilo natural. "Podrinho" fica uma graça – aquele efeito de quem nadou no mar e deixou secar naturalmente, que parece embaraçado (para produzir esse efeito basta aplicar pomada em pó nos fios e desarrumar como quiser). Mas atenção: no caso da Paola, como ela tem alongamento é bom evitar qualquer produção com pomada ou usar com extremo cuidado para não marcar os fios deixando aparecer os tufos de megahair.

LEANDRA LEAL
Assim como os cabelos da Paola Oliveira, este é um loiro clássico, produzido com uma balaiagem light com efeito esfumado. Preserva o tom de fundo, a raiz e a nuca, que permanecem com a cor natural dos cabelos, um pouco mais escuras. O efeito visual é um loiro natural, mais claro. Essa técnica não funciona bem para fios castanhos ou ruivos. “Porque não vai predominar esse loiro frio, que as mulheres gostam”, justifica Tiago Parente.
Quem pode usar
Mulheres que gostam de um tom loiro muito natural, do tipo “nasci assim”. É uma cor que fica perfeita para mulheres de peles claras ou levemente rosadas.
Manutenção
A manutenção deve ser feita de acordo com o crescimento do cabelo – a raiz mais escura não deve ultrapassar três dedos (nos fios lisos) ou quatro (nos enrolados e crespos).
Como realçar a cor
Esse comprimento da Leandra, mais curtinho, é muito versátil. Pode ser usado escovado com as pontas para dentro ou para fora, com textura “podrinha”, com mais brilho ou bagunçado. Modelado com gel produz um efeito molhado que deixa os fios mais escuros. Dessa maneira é fácil variar, parece que mudou o tom. E como o cabelo da Paola Oliveira, esse tipo de coloração aparece mais em fios lisos, quanto mais reto o cabelo, mais destaca a cor.

YASMIN BRUNET
O segredo desse loiro platinado é deixar a raiz, a parte interna e a nuca mais escuras, ou melhor, da cor natural dos cabelos. “Fica over se aplicar o pó descolorante no cabelo todo. O efeito visual é de um cabelo descolorido, que parece sem brilho, sem vida”, comenta Tiago Parente, que diz que a sobrancelha deve acompanhar o tom da raiz.
Quem pode usar
Mulheres que gostam de ser loiras e que têm pele bem clara. Ideal para aquelas que não têm medo de ousar e que gostam de usar maquiagem, já que peles brancas com tons muito claros de loiro exigem uma cor a mais no rosto.
Manutenção
Este tipo de coloração, de balaiagem nos fios inteiros, exige retoque mensal por conta do crescimento da raiz. É recomendado também fazer hidratação semanal ou quinzenal para manter o viço e não ficar opaco.
Como realçar o tom 
Cabelos presos com rabo-de-cavalo ficam um charme, pois deixam à mostra o tom mais escuro da nuca e da parte interna, o que deixa um visual mais natural. Fios muito lisos e retos não favorecem essa cor, com exceção dos mais curtos. Já os cabelos ondulados nas pontas valorizam mais, assim como os texturizados podrinhos. De um jeito ou de outro este tom fica bom sem brilho, com efeito fosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MEGA HAIR:

Qualquer pessoa pode usar um Mega Hair?
Sim. O aplique de mega hair se adapta a qualquer tipo de cabelo, seja crespos, lisos, ondulados ou rebeldes.

Quais os métodos para a aplicação do Mega Hair?
Os fios artificiais podem ser colocados, costurados ou entrelaçados nos fios naturais. Já alguns tipos de apliques são cabelos artificiais costurados em uma tela que é fixada na cabeça com grampos e que pode ser retirada a qualquer momento. Outra técnica para alongar os cabelos, conhecido em muitos salões como safe hair, une a amarração do entrelaçamento ao tipo de cola usado no mega hair.

MANTER OS FIOS BONITOS DURANTE O USO DO MEGA HAIR

Para manter os fios bonitos, não dormir com os cabelos molhados, lavar com shampoo sem sal e de qualidade, hidratar e condicionar devidamente, usar um bom creme finalizador se preciso.

Quanto tempo eu posso ficar com o Mega Hair?
Depende de quanto seu cabelo natural cresce e de como você cuida do seu Mega Hair.

Posso usar secador usando Mega Hair?
Você pode secá-los com o secador caso deseje ou prefira, mas atente para a temperatura utilizada e procure não direcionar o calor diretamente para as emendas de queratina. Você pode fazer uma escova com cuidado. O mesmo cuidado deve ser tomado com a pranchinha no alisamento do cabelo: nunca passar por cima das emendas de queratina com a superfície quente da mesma.

Posso prender os cabelos usando Mega Hair?
Tenha cuidado ao prender o seu cabelo com Mega Hair, prefira elásticos encapados com tecido e cuide ao prendê-lo com piranhas, presilhas, tic tacs e afins, pois os mesmos podem engatar na parte anterior das mechas, acima das emendas de queratina, pois pode enganchar, provocando a queda das mesmas.

Como é feita a manutenção do Mega Hair?
Deve ser feita periodicamente. A cada dois ou três meses é necessário retornar ao salão para tratar dos fios, repor o volume ou fazer a coloração novamente.

QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO E COMENTE.

RAIANY MEGA HAIR

(a melhor forma de mudar o visual)

raianymegahair@gmail.com

DICAS PARA MANTER A QUALIDADE DOS SEUS CABELOS: Os cabelos compreendem parte significativa na composição da beleza. Muitos o chamam de moldura do rosto e por isso ele precisa ser bem tratado. Cada tipo pede um procedimento específico de cuidados para que o indivíduo apresente uma aparência saudável e bonita. Mas os costumes difundidos pelo senso comum, algumas vezes equivocados, acabam colocando o potencial de beleza dos cabelos em xeque. Para resolver as principais dúvidas sobre a boa conservação das madeixas, veja abaixo o que os especialistas costumam orientar:

Temperatura da água para lavagem: água fria é benéfica porque mantém a cutícula dos fios fechada, aumentando o brilho e facilitando o penteado. Um bom truque é fazer o último enxágue com água fria. Se você morre de frio, lave os cabelos com água morna. Quente nunca, ela enfraquece e resseca os fios.

Frequencia de lavagem: se o seu temor é a queda dos cabelos, esqueça. É a oleosidade excessiva que favorece a queda. Lavar todo dia ajuda a remover a oleosidade. Quem faz ginástica ou sua muito pode lavar os cabelos sem medo. E também usar condicionador. Ele não prejudica os fios. Apenas, desembaraça-os.

Cortar as pontas não fortalalece os fios: a crença de que tirar as pontas fortalece o cabelo é um mito bastante difundido. Normalmente, cortar as pontas melhora a aparência do cabelo, mas não lhe confere saúde. Os fios crescem da raiz em direção à ponta e não o contrário.

Uso de xampus antiresíduos: eles servem para eliminar resíduos deixados por produtos como tinturas, finalizadores, que vão se acumulando nos fios. O xampu anti-resíduo costuma ressecar o cabelo. Portanto, não deve ser usado mais do que uma vez ao mês.

Como eliminar a caspa: ela nada mais é do que descamação do couro cabeludo. E isso pode ser provocado por uma série de motivos: de estresse a disfunções hormonais. Para combater com eficiência o problema é preciso conhecer a sua origem. O melhor, portanto, é consultar um dermatologista.

Troca de xampu depois de algum tempo de uso: o senso comum diz que o cabelo se “acostuma” ao xampu e ele perde a eficácia. Isso não é verdade. O que acontece é que alguns xampus deixam mais resíduos do que outros. Resultado: o cabelo fica oleoso. Nesse caso, realmente é melhor trocar de marca. O estado dos fios também muda de acordo com as condições ambientais: poluição, qualidade da água, entre outros, e do próprio organismo. Então, aquele xampu que funcionava maravilhosamente já não confere um resultado tão bom. Mude.

Tamanho do cabelo: conforme vai ficando grande, o cabelo tende a formar pontas duplas e pede cuidados especiais na hora de pentear. Para evitar pontas duplas, é necessário apará-lo de dois em dois meses. Fios longos estão muito mais sujeitos a quebras durante escovação ou penteado. Ao desembaraçar os cabelos molhados, use um pente de dentes largos, jamais a escova.

QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO E COMENTE.

RAIANY MEGA HAIR

(a melhor forma de mudar o visual)

raianymegahair@gmail.com


DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita. Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável? O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo. Ele não sabe distinguir se a deficiência energética é porque desejamos ter um corpo mais bonito ou se esperamos ficar mais saudáveis. Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Você sentirá vontade de devorar o mundo e comer tudo que vê pela frente, não é verdade? Nada mais natural, já que o nosso organismo entende que devemos nos preparar para a próxima restrição, armazenando uma parte do que ingerimos, o que dificulta o emagrecimento. O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você, definitivamente não é alimentação saudável e não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção. (Veja como eliminar peso com saúde. Faça uma avaliação de peso!) Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 60 dicas para que possa ter uma alimentação saudável e uma vida melhor.

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
5. Não belisque entre as refeições.
6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.
13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
14. Não repita a refeição.
15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
18. Prefira sucos naturais.
19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.
23. Ingira legumes todos os dias.
24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.
25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.
26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.
27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.
28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.
29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.
31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
33. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
35. Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.
36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.
38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
39. Evite as preparações gratinadas.
40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.
41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semidesnatado.
42. Evite chocolates, inclusive o diet.
43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.
45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.
46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.
47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.
50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.
51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.
54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.
55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto pelas coberturas e chantilly.
56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
57. Não compre alimentos que devem ser evitados.
58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.
59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
E, por fim, vale essa dica:
60. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO E COMENTE.

RAIANY MEGA HAIR

(a melhor forma de mudar o visual)

raianymegahair@gmail.com